Quando a ocupação do litoral começou a ficar de forma mais consistente no início do século XX, todas as estradas abertas foram pavimentadas com conchas obtidas dos sambaquis da região. Esse tipo de pavimentação é excelente pois fica firmemente compactada e tem boa drenagem, cumprindo sua função até os dias de hoje.

Assim, muitos sambaquis foram desmontados com esse propósito. É nesse momento que as pesquisas arqueológicas tem início sobre essas montanhas de conchas (tamba = monte; qui = concha) e destes trabalhos, os sambaquis foram transformados em sítios arqueológicos na década de 60.

A atividade proposta visa possibilitar a experiência desafiadora de se percorrer a estrada antiga de Pontal do Sul, toda pavimentada com conchas de sambaqui e abraçada pela Mata Atlântica. Durante o trajeto, vamos conhecer o maior sambaqui do litoral paranaense, o Sambaqui do Guaraguaçu. Também se conhece uma aldeia Guarani M´Bia que ocupa as imediações deste sambaqui.















Descrição da atividade


PRÓXIMO EVENTO: 17/01
MODALIDADE: Turismo de Aventura / Ciclismo
DURAÇÃO: 4 - 6 horas.
TEMPO DO PERCURSO: aprox. 4 horas pedaladas
PERÍODO: sextas-feiras (qualquer dia se o número mínimo for atingido).
NÚMERO MÍNIMO/MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 2 / 10
ATIVIDADES: Pedalada de Pontal do Sul à Ponte do Guaraguaçu.
LOCAIS VISITADOS: Estrada Velha de Pontal do Sul, Aldeia Guarani M´Biá e Sambaqui do Guaraguaçu.
TIPO DE TERRENO: trecho inicial plano, por ruas secundárias. O restante em estrada rural, constituída de areia com alguns trechos pavimentados com conchas de sambaqui. Porções da estrada comumente inundados. Nenhum trecho em rodovia!
DISTÂNCIA: aprox. 57 km
GRAU DE SEVERIDADE DO TERRENO: Severo
ORIENTAÇÃO DO PERCURSO: caminho sem marcação e sinalização.
GRAU TÉCNICO DO PERCURSO: percurso técnico, exige troca de marchas constante. Em alguns trechos é necessário empurra a bike. Não indicado para iniciantes.
GRAU DE ESFORÇO FÍSICO: Esforço moderado a extraordinário
HABILIDADES REQUERIDAS: disposição física para pedalar mais de 4 horas; saber operar marcha e freio da bicicleta; saber controlar a bike em terrenos soltos e alagados.
TRAJE: para pedalar (capacete, luvas, luz de sinalização, dryfit, corta vento, calção acolchoado), óculos de sol, calçado reforçado antiderrapante) e acampar (uma muda de roupa quente e seca).
EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS: mochila de hidratação/caramanhola.
ALIMENTAÇÃO: lanche para a trilha (sanduíches, barras de cereais, mistura de sementes - amendoim, castanha, amêndoas, frutas secas, etc).
TRAJETO
PROGRAMAÇÃO
  Manhã - Pontal do Sul
  08:00h - início da viagem a partir da sede do Projeto.
  10:30h – Visita à aldeia Guarani M´Bia e so Sambaqui do Guaraguaçu.
  11:00 – Rio do Guaraguaçu. Parada para lanche e reabastecimento de água.
  12:00h – Retorno para Pontal do Sul
LOCAL DA SAÍDA

VALOR: R$ 35,00 (inclui acompanhamento de monitor e suporte mecânico).
*Obs.: temos 2 bicicletas disponíveis. R$ 30,00







Desenvolvido e mantido por
José Claro da Fonseca Neto
© 2020 - Ano XXIV
Todos os direitos reservados