Bem Vindo!

Este é um espaço destinado a auxiliar seu trabalho no litoral do Paraná. Aqui, você encontrará um conjunto de informações destinadas a lhe ajudar a organizar uma saída de campo com eficiência pedagógica e seguança. Para tanto, foram elaborados dois cadernos (Professor e Aluno) e um ebook.

O Caderno do Professor apresenta ao responsável pela Saída de Campo, as Orientações Gerais e algumas sugestões na preparação do grupo para as atividades do Projeto Litoral Nota Cem, incluindo a organização da turma, o que trazer, e qual o comportamento desejado.

Também se encontra as Estratégias de Ensino, uma sequência de ações para serem desenvolvidas antes, durante e depois da Saída de Campo.

Outro ítem presente nesse Caderno é o Currículo das Atividades, que traz para cada atividade desenvolvida pelo projeto, a sua apresentação, os objetivos gerais, os objetivos de aprendizagem e as disciplinas envolvidas com seus conteúdos específicos.

Por último, estão sugestões de atividades para serem realizadas antes e após a Saída de Campo.


O Caderno do Aluno traz os conteúdos básicos que são abordados durante as atividades, com textos e ilustrações coloridas e atualizadas.

O tema principal é o Ambiente do Litoral Paranaense, e são abordados os aspectos naturais (formação, geomorfologia, geografia, ocenografia e biodiversidade), e os aspectos sócioculturais (ocupação, cultura tradicional, economia e conservação) da região.

Explorando suas paisagens deslumbrantes, os alunos são estimulados a compreender como se dão as relações entre sociedade e natureza, e desta forma, contribuir com a conservação da região.

A partir deste caderno, os alunos têm o apoio necessáriio para realizar uma imersão numa das regiões mais preservadas da costa brasileira.



Para encorajar os professores a trazerem seus alunos para o litoral paranaense, o Projeto Litoral Nota Cem disponibiliza o ebook "Saídas de Campo - como organizar", um manual com orientações básicas sobre o planejamento e organização de uma atividade fora da escola.

No ebbok há uma pequena introdução teórica sobre a Saída de Campo, de como ela é entendida e classificada, e como ela está posta na legislação. É apresentado a justificativa para a sua realização e algumas dificuldades comumente enfrentadas pelos professores.

As etapas necessárias para a organização da Saída de Campo estão descriminadas, apoiadas em anxos, onde o professor encontrará exemplos para Roteiro de Projeto, formulários de permissão, formulários médicos, Protocolo de Operação Padrão e uma lista de objetivos


Um tema bastante valorizado pelo Projeto Litoral Nota Cem é a interdisicplinaridade das atividades. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Brasil 1998; 1999), as questões ambientais não são compreendidas apenas a partir das contribuições das Ciências Naturais. Necessita de conhecimentos de história, geografia, sociologia, demografia e economia, além da língua portuguesa e matemática, entre muitos outros. Os conteúdos trabalhados nas atividades do projeto possibilitam o estabelecimento de interfaces entre diversas disciplinas curriculares, como mostrado a seguir.

Clique aqui para ver as interfaces entre as atividades do projeto e as disciplinas curriculares

Disciplina

Conteúdo

1. Português

bullet Etimologia das palavras
bullet Leitura e interpretação de textos de revistas e jornais e outros artigos
bullet Língua e linguagem- a diferença entre língua natural, língua materna e outros sistema nacionais;
bullet Redação de textos
2. Informática
bullet Acesso a rede mundial de computadores
bullet Diagramação de textos
bullet e-mail
bullet Office
bullet Preenchimento de formulários via rede
3. Educação Física
bullet Alongamento
bullet Autoconhecimento
bullet Domínio do corpo e forma de expressão
bullet Esforço, intensidade e frequência
bullet Movimento
bullet Postura
4. Biologia
bullet Cadeia trófica
bullet Classificação dos seres vivos
bullet Desenvolvimento embrionário
bullet Ecologia e ambiente: relação entre a exploração econômica de uma região e a manutenção dos ambientes naturais (poluição do ar, da água e do solo)
bullet Ecologia humana: as necessidades básicas para a sobrevivência humana e os interesses do mercado financeiro
bullet Ecossistemas: estrutura e funcionamento
bullet Evolução e adaptação dos seres vivos
bullet Evolução humana
bullet Fisiologia dos mamíferos aquáticos
bullet Fome, saúde e exploração dos recursos naturais: o endividamento dos países do Terceiro Mundo e sua relação com a exploração descontrolada dos recursos naturais
bullet Fósseis
bullet História geológica da Terra
bullet Interações biológicas
bullet Microorganismos
bullet Ocupação do espaço
bullet Origem do ser vivo
bullet Percepção: audição, visão
bullet Plâncton
bullet Seleção natural e seleção artificial
bullet Sucessão ecológica
bullet Teoria da evolução
5. Química
bullet Ciclagem dos nutrientes
bullet Ciclo hidrológico: a água, por suas características, faz a ligação entre a atmosfera, oceanos e solo, transformando substâncias, provocando e favorecendo reações transformadoras
bullet Composição química da matéria
bullet Concentrações
bullet Corpo e objeto
bullet Decomposição orgânica
bullet Ecossistema marinho: caracterização química
bullet Energia: todas as transformações acontecem à custa das transformações de energia
bullet Fotossíntese
bullet Osmose
bullet Oxiredução
bullet Poluição química
bullet Propriedades da matéria
bullet Salinidade
bullet Separação de misturas
bullet Solução
bullet Tipo de matéria
6. Física
bullet Força centrífuga
bullet Gravidade
bullet Maré
bullet Massa
bullet Metereologia
bullet Onda
bullet Peso
7. Matemática
e Estatística
bullet Amostragem: importância e técnica
bullet Cálculo de área e volume
bullet Classificação
bullet Estimativa numérica de distância, áreas e volume
bullet Geometria: volume
bullet Medidas de dispersão central: média, desvio padrão, análise de variância
bullet Tabulação de dados
bullet Unidades de medida
8. História
bullet Comparação de problemáticas atuais com as de outros momentos históricos
bullet Estudos de sítios arqueológicos
bullet Evolução da utilização dos recursos naturais
bullet Memória: documentação em sentido estrito e amplo - textos, trabalhos científicos, construções, etc.
bullet Operação historiográfica: história e verdade; história cronológica e temática; utilização de documentos
bullet Recursos tecnológicos disponíveis na época do descobrimento
bullet Renascimento, expansão marítima e mercantilismo
bullet Trajetória do ser humano na reconstituição de seu passado natural
9. Antropologia
bullet Cultura
bullet Etnocentrismo
bullet Mudança social; tradição e modernidade
bullet Natureza e cultura
bullet Tipo físico humano
10. Geografia
bullet A disseminação de doenças no mundo a partir do desenvolvimento dos meios de transporte.
bullet A utilização do espaço dos oceanos
bullet Cartografia e mapas
bullet Ciclo das rochas
bullet Clima e palioclima
bullet Convívio da sociedade com a natureza, identificando as relações ambientais
bullet Desenvolvimento da tecnologia: artefatos e ferramentas
bullet Distribuição dos seres vivos: vegetais (fitogeografia) e animais (zoogeografia)
bullet Evolução da relação entre a sociedade e a natureza na apropriação dos recursos naturais
bullet Expansão marítima no período das Grandes Navegações
bullet Formação dos ventos, correntes de convecção, brisa marinha e terrestre.
bullet Gráficos/tabelas
bullet Impacto Econômico-ambiental
bullet Intervenção humana na natureza
bullet Localização geográfica
bullet Localização na superfície da Terra: uso de bússola, mapas e rotas de navegação
bullet Metodologia da pesquisa científica e leitura da paisagem
bullet Migrações relacionadas com a natureza
bullet Ocupação do espaço pelo homem
bullet Ocupação e uso do solo
bullet Órbita
bullet Origem e evolução do relevo da Terra
bullet Paisagem
bullet Povos nômades
bullet Relação do homem pré-histórico com a natureza
bullet Relação entre os elementos físicos do ambiente e a sua influência na distribuição espacial dos seres vivos
bullet Relevo
bullet Rotação/translação
bullet Teoria da deriva continental; processos de sedimentação
11. Artes
bullet Artefatos, pinturas e obras como documentos para a recriação do passado
bullet Construção espacial
bullet Percepção visual
bullet Perspectiva
bullet Proporção
bullet Realização de produção artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens das artes (visual e audiovisual)

12. Filosofia

bullet Contribuições individuais e de trabalhos em equipe para o avanço do conhecimento científico.
bullet Metodologia do pesquisador em ciências naturais e suas tecnologias, em campo e no laboratório
bullet Metodologias científicas e suas implicações éticas

Uma coleção de artigos científicos está disponível para que desejam se aprofundar nos temas referentes à região.



ATENÇÃO PROFESSOR: É importante que todos os participantes leiam as dicas, para que a realização das atividades ocorram de maneira segura e eficiente. Sugerimos também que seja realizada uma reunião pré atividade para a discussão do que vai ocorrer e esclarecimento de possíveis dúvidas.

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