Coordenação
José Claro da Fonseca Neto
É Biólogo, Especialista em Ecoturismo, Mestre em Zoologia e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Durante anos foi professor substituto no Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), ministrando diversas disciplinas para o curso de Oceanografia, entre elas, Turismo e Natureza.
Como pesquisador colaborador da instituição, em 1997 elaborou o Litoral Nota CEM como Projeto de Extensão Universitária para organizar as visitas de escolas e universidades ao CEM.
Logo o mundo da divulgação cientifica se revelou para ele por meio da interpretação ambiental, um método que busca traduzir o conhecimento científico para uma forma amigável aos ouvintes.
Nesse período adquiriu grande experiência em condução de grupos em ambientes abertos, desenvolvendo roteiros pedagógicos e científicos que atendessem ao interesse dos alunos, professores e instituições, promovendo atividades transformadoras, com conteúdo, segurança e qualidade.
Esse processo, junto com o seu espírito de aventureiro, o levou naturalmente ao ecoturismo, incorporando os princípios do conservacionismo e do turismo responsável nas suas atividades.
Considera a Grande Reserva Mata Atlântica um lugar único no planeta e de grande importância para a humanidade e é neste cenário que se inspira para o Litoral Nota Cem, promovendo experiências de interpretação ambiental na região costeira paranaense.
Em 2016 transformou sua casa em um centro de visitantes, continuando o trabalho com as escolas e universidades no novo espaço. Em 2018 tornou-se Promotor do Turismo Local. No verão de 2020 abriu o Museu Marinho à visitação pública, e retomou as atividades de ecoturismo apresentando novos roteiros voltados aos turistas e aventureiros.
Durante a pandemia as visitas com alunos foram interrompidas, e o tempo foi investido em capacitações e qualificações operacionais, e na elaboração de protocolo de biossegurança para enfrentar o Sars-Cov-2.
O trabalho está em constante evolução, sempre calcado na filosofia de revelar as riquezas naturais e culturais de uma Reserva da Biosfera, um parque do Planeta Terra.
Afinal, só se conserva o que se conhece!