Equipe

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenação



José Claro da Fonseca Neto

É Biólogo, Especialista em Ecoturismo, Mestre em Zoologia e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Durante anos foi professor substituto no Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), ministrando diversas disciplinas para o curso de Oceanografia, entre elas, Turismo e Natureza.

Como pesquisador colaborador da instituição, em 1997 elaborou o Projeto Litoral Nota CEM como Projeto de Extensão Universitária para organizar as visitas de escolas e universidades ao CEM.

Logo o mundo da divulgação cientifica se revelou para ele por meio da interpretação ambiental, um método que busca traduzir o conhecimento científico para uma forma amigável aos ouvintes.

Nesse período adquiriu grande experiência em condução de grupos em ambientes abertos, desenvolvendo roteiros pedagógicos e científicos que atendessem ao interesse dos alunos, professores e instituições, promovendo atividades transformadoras, com conteúdo, segurança e qualidade.

Esse processo, junto com o seu espírito de aventureiro, o levou naturalmente ao ecoturismo, incorporando os princípios do conservacionismo e do turismo responsável nas suas atividades.

Considera a Grande Reserva Mata Atlântica um lugar único no planeta e de grande importância para a humanidade e é neste cenário que se inspira para o Projeto Litoral Nota Cem, promovendo experiências de interpretação ambiental na região costeira paranaense.

Em 2016 transformou sua casa em um centro de visitantes, continuando o trabalho com as escolas e universidades no novo espaço. Em 2018 tornou-se Promotor do Turismo Local. No verão de 2020 abriu o Museu Marinho à visitação pública, e retomou as atividades de ecoturismo apresentando novos roteiros voltados aos turistas e aventureiros.

Durante a pandemia as visitas com alunos foram interrompidas, e o tempo foi investido em capacitações e qualificações operacionais, e na elaboração de protocolo de biossegurança para enfrentar o Sars-Cov-2.

O trabalho está em constante evolução, sempre calcado na filosofia de revelar as riquezas naturais e culturais de uma Reserva da Biosfera, um parque do Planeta Terra.

Afinal, só se conserva o que se conhece!

 

 

Comunicação e Marketing Digital



Tuca Pavão

É formada em Direito pela UEPG, faz especialização em Perícia e Auditoria Ambiental e é Técnica em Enfermagem.

Seu vínculo com a natureza vem desde criança nos passeios pelos Campos Gerais e Litoral do Paraná. Na juventude integrou grupos de proteção ambiental.

Tem vários anos de experiência na fiscalização e monitoramento ambiental, gerenciamento de equipes, produção agroflorestal, e educação ambiental em escolas municipais. Foi coordenadora do Fundo Municipal do Meio Ambiente e assessora do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa. Foi integrante do Comite da Bacia Hidrográfica do Tibagí e participou do Conselho da APA da Escarpa Devoniana. Participa de ações sociais e trabalhos voluntários.

Defensora da causa ambiental, tem como ideologia os princípios seguidos pelo projeto, os quais adotou para traçar sua jornada na conservação da Grande Reserva Mata Atlântica.

Tuca se juntou à equipe em 2020 para assumir as redes sociais do Projeto Litoral Nota Cem.

Assine nosso Informativo e fique por dentro das notícias sobre as regiões costeiras do planeta.
Mostre ao mundo que você faz parte desse projeto sensacional!

Quer saber mais? Fale diretamente com a gente pelo WhatsApp!

navigation