








Gerais
Estimular o desenvolvimento de ATITUDES e VALORES que contribuam com a conservação dos recursos naturais presentes no litoral do Paraná, cooperando com os estudantes na busca do conhecimento e entendimento dos aspectos naturais e culturais presentes na região, adquiridos por meio de atividades participativas com finalidade educacional (FORMAL e NÃO FORMAL).
Específicos
Oferecer o apoio logístico para a instituição realizar a saída de campo com seus alunos;
Auxiliar o professor a contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula por meio de atividades multi e interdisciplinares;
Revelar a estrutura e o funcionamento dos principais ecossistemas do litoral paranaense;
Promover o ecoturismo, divulgando seus princípios e objetivos e mostrando suas práticas para os estudantes e moradores;
Aproximar os alunos das comunidades tradicionais e sua cultura, estimulando os valores e práticas para sua preservação.


Mobilização e utilização dos saberes específicos das áreas que o integram (conceitos e vocabulário específico; instrumentos materiais e tecnológicos; construção de mapas);
Mobilização e utilização dos saberes das outras áreas disciplinares, principalmente a língua portuguesa (registro de uma observação; resumo de um texto recolhido; escrita ou reescrita do texto temático individual ou coletivamente; discussão dos caminhos a seguir; organização da informação e decisão sobre a melhor forma de apresentar) e da matemática (organização de dados por categorias em quadros, tabelas e ou gráficos de barra; leitura e elaboração de planilha e mapas);
Mobilização e utilização dos saberes das áreas curriculares não disciplinares;
Estudo acompanhado (pesquisa e seleção da informação; utilização e consulta em dicionário e outras fontes; elaboração de regras para a organização individual e coletiva; várias formas de recursos para apresentação do trabalho individual e utilização adequada de instrumentos e materiais).
Procura tratar dos significados, inter-relações e questionamentos, além de fornecer a informação, pois a interpretação é uma forma de comunicação que vai além da informação;
Relaciona os objetos de divulgação ou interpretação com a personalidade ou a experiência das pessoas a quem se dirige;
Procura promover a satisfação e aproveitamento dos participantes;
Procura combinar várias habilidades sejam científicas, históricas ou artísticas para explicar os temas, utilizando todos os sentidos para construir conceitos e estimular o indivíduo;
Procura realçar os pontos insignificantes, despertando a curiosidade dos participantes. Não se detém a instrução, mas também a provocação, motivando a participação de todos;
Todos os temas apresentados estão inter-relacionados, procurando-se tratar do todo, em conjunto;
É dirigida para todos os níveis de ensino.
Todavia, o sucesso da interpretação ambiental e suas dinâmicas, exercícios e trabalhos com grupos ao ar livre, só atingem uma dimensão educativa quando estão imbuídos de uma essencialidade pedagógica, caso contrário, ficam reduzidos a meros passatempos sem sentido e sem projeção social (BARROS, 2000), levando a perda da legitimidade e intencionalidade dos processos educativos (SERRANO, 2000).

O Litoral Nota Cem se utiliza da infra-estrutura turística (hospedagem, alimentação e transporte) disponível na região do litoral paranaense, considerada um importante destino turístico nacional e internacional. Como princípio, busca prestadores de serviço da comunidade, preferencialmente que sejam nativos ou moradores de longa data.
