Interfaces entre Disciplinas

 

 

Interface entre as disciplinas

Um tema bastante valorizado pelo Litoral Nota Cem é a interdisicplinaridade das atividades. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Brasil 1998; 1999), as questões ambientais não são compreendidas apenas a partir das contribuições das Ciências Naturais.

Necessita de conhecimentos de história, geografia, sociologia, demografia e economia, além da língua portuguesa e matemática, entre muitos outros.

Os conteúdos trabalhados nas atividades do projeto possibilitam o estabelecimento de interfaces entre diversas disciplinas curriculares, como mostrado a seguir.
DISCIPLINA CONTEÚDOS
1. Português • Etimologia das palavras
• Leitura e interpretação de textos de revistas e jornais e outros artigos
• Língua e linguagem- a diferença entre língua natural, língua materna e outros sistema nacionais;
• Redação de textos
2. Informática • Acesso a rede mundial de computadores
• Diagramação de textos
• e-mail
• Office
•Preenchimento de formulários via rede
3. Educação Física •Alongamento
•Autoconhecimento
• Domínio do corpo e forma de expressão
• Esforço, intensidade e frequência
• Movimento
• Postura
4. Biologia • Cadeia trófica
• Classificação dos seres vivos
• Desenvolvimento embrionário
• Ecologia e ambiente: relação entre a exploração econômica de uma região e a manutenção dos ambientes naturais (poluição do ar, da água e do solo)
• Ecologia humana: as necessidades básicas para a sobrevivência humana e os interesses do mercado financeiro
• Ecossistemas: estrutura e funcionamento
• Evolução e adaptação dos seres vivos
• Evolução humana
• Fisiologia dos mamíferos aquáticos
• Fome, saúde e exploração dos recursos naturais: o endividamento dos países do Terceiro Mundo e sua relação com a exploração descontrolada dos recursos naturais;
• Fósseis
• Microorganismos
• Ocupação do espaço
• Origem do ser vivo
• Percepção: audição, visão
• Plâncton
• Seleção natural e seleção artificial
• Sucessão ecológica
• Teoria da evolução
5. Química • Ciclagem dos nutrientes • Ciclo hidrológico: a água, por suas características, faz a ligação entre a atmosfera, oceanos e solo, transformando substâncias, provocando e favorecendo reações transformadoras
• Composição química da matéria
• Concentrações
• Corpo e objeto
• Decomposição orgânica
• Ecossistema marinho: caracterização química
• Energia: todas as transformações acontecem às custa das transformações de energia
• Fotossíntese
• Osmose
• Oxiredução
• Poluição química
• Propriedades da matéria
• Salinidade
• Separação de misturas
• Solução
• Tipo de matéria
7. Matemática e Estatística • Amostragem: importância e técnica
• Cálculo de área e volume
• Classificação
• Estimativa numérica de distância, áreas e volume
• Geometria: volume
• Medidas de dispersão central: média, desvio padrão, análise de variância
• Tabulação de dados
• Unidades de medida
8. História • Comparação de problemáticas atuais com as de outros momentos históricos
• Estudos de sítios arqueológicos
• Evolução da utilização dos recursos naturais
• Memória: documentação em sentido estrito e amplo - textos, trabalhos científicos, construções, etc.
• Operação historiográfica: história e verdade; história cronológica e temática; utilização de documentos
• Recursos tecnológicos disponíveis na época do descobrimento
• Renascimento, expansão marítima e mercantilismo
• Trajetória do ser humano na reconstituição de seu passado natural
9. Antropologia • Cultura
• Etnocentrismo
• Mudança social; tradição e modernidade
• Natureza e cultura
• Tipo físico humano
10. Geografia • A disseminação de doenças no mundo a partir do desenvolvimento dos meios de transporte
• A utilização do espaço dos oceanos
• Cartografia e mapas
• Ciclo das rochas
• Clima e palioclima
• Convívio da sociedade com a natureza, identificando as relações ambientais
• Desenvolvimento da tecnologia: artefatos e ferramentas
• Distribuição dos seres vivos: vegetais (fitogeografia) e animais (zoogeografia)
• Evolução da relação entre a sociedade e a natureza na apropriação dos recursos naturais
• Expansão marítima no período das Grandes Navegações
• Formação dos ventos, correntes de convecção, brisa marinha e terrestre
• Gráficos/tabelas
• Impacto Econômico-ambiental
• Intervenção humana na natureza
• Localização geográfica
• Localização na superfície da Terra: uso de bússola, mapas e rotas de navegação
• etodologia da pesquisa científica e leitura da paisagem
• Migrações relacionadas com a natureza
• Ocupação do espaço pelo homem
• Ocupação e uso do solo
• Órbita
• Origem e evolução do relevo da Terra
• Paisagem
• Povos nômades
• Relação do homem pré-histórico com a natureza
• Relação entre os elementos físicos do ambiente e a sua influência na distribuição espacial dos seres vivos
• Relevo
• Rotação/translação
• Teoria da deriva continental; processos de sedimentação
11. Artes • Artefatos, pinturas e obras como documentos para a recriação do passado
• Construção espacial
• Percepção visual
• Perspectiva
• Proporção
• Realização de produção artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens das artes (visual e audiovisual)
12. Filosofia • Contribuições individuais e de trabalhos em equipe para o avanço do conhecimento científico
• Metodologia do pesquisador em ciências naturais e suas tecnologias, em campo e no laboratório
• Metodologias científicas e suas implicações éticas