O Litoral Nota Cem iniciou seus trabalhos no Centro de Estudos do Mar (CEM), instituo de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal do Paraná. A instituição está situada no balneário de Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná.
Desde a sua inauguração em 1982 (na época denominado de Centro de Biologia Marinha), o CEM sempre foi alvo do interesse das instituições de ensino em visitá-lo. Entretanto, a visita era conduzida sem nenhuma preocupação pedagógica, onde as turmas recebiam uma palestra sobre a Antártica, visitavam um laboratório e, por fim, retornavam para a escola.
Além de receber muito pouca informação sobre o litoral paranaense, havia o agravante de que o pesquisdor que recebia os grupos nos laboratórios não estava preparado para repassar a informação técno-científica na qual estava trabalhando, dificultando o entendimento dos ouvintes.
Assim, em 1997, sob responsabilidade técnica de José Claro da Fonseca Neto, foi elaborado o Projeto de Extensão Universitária Litoral Nota CEM com o objetivo de corrigir essas deficiências de comunicação. A partir de então, os grupos passaram a ser recepcionados com uma palestra sobre o ambiente do litoral paranaense, tratando dos seus aspectos naturais e socioculturais, e as visitas aos laboratórios foram substituídas por visitas aos ecossistemas onde os laboratórios desenvolviam seus trabalhos, como o manguezal, as praias e os costões rochosos do Complexo Estuarino de Paranaguá.
Para tanto, foi elaborado um conjunto de atividades visando explorar e demonstrar as peculiaridades regionais por meio da interpretação ambiental, traduzindo o conhecimento científico disponível sobre a região para o popular, auxiliando as pessoas a compreenderem a importância da região e qual é a maneira correta de "estar" no maior trecho contínuo da Floresta Atlântica brasileira.
A partir do segundo semestre de 2016 o Litoral Nota Cem passou a receber os grupos em sua sede, também em Pontal do Sul. Neste espaço, os participantes passaram a contar com uma infra-estrutura mais adequada para as atividades. No novo espaço, temos agora um anfiteatro, um pequeno museu com espécie da fauna costeira e um vestiário de campanha para as atividades de manguegzal.
Até o momento, tiveram a oportunidade de conhecer um dos locais mais preservados da costa brasileira, mais de 27,5 mil participantes, oriundo de 251 instituições de ensino fundamental, médio e superior. Vieram principalmente do Estado do Paraná, mas também de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, bem como grupos de fora do país. Foram atendidos 775 grupos em 919 dias de aulas de campo, movimentando recursos na a região de quase um milhão de reais para mais de 70 comerciantes locais envolvidos com a atividade.
touch_app Clique aqui para ver as instituições participantes.
Em nosso processo constante de desenvolvimento e melhoria, a equipe gestora buscou se capacitar, participando de diversos programas, fazendo com que a atividade deixe de ser um PROJETO para tornar-se um NEGÓCIO DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA.
Hoje o Litoral Nota Cem possui CNPJ de Micro Empreendedor Individual na categoria de Promotor do Turismo Local, está registrado CADASTUR, tem o selo do Turismo Resposável e integra a rede dos Portais de Acesso à Grande Reserva Mata Atlântica.
A partir de Janeiro de 2020, o Litoral Nota Cem passa a atender um público diferente: venaristas e turistas que passam tanto a temporada de verão como a de inverno na região. Para isso, elaborou uma programação diferenciada para receber grupos de amigos e familiares.
Nesta nova fase, a sede do Projeto assume a condição de um Centro de Visitantes, voltado a divulgar o litoral do Paraná, abrindo seu Museu Marinho à visitação pública, oferecendo novas opções de atividades de ecoturismo e Turismo de Aventura e realizando bate papos (
online) sobre questões naturais, culturais e contemporâneas desta região que integra o maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil.
Em agosto de 2021 participou da ABETA Conecta, capacitação e qualificação para receptivos de turismo de aventura, organizado pela Agencia do Desenvolvimento do Turismo do litoral do Paraná (ADETUR) e promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), dentro do Programa Estadual Paraná Aventura.
Ainda em 2021, foi selecionado para participar do programa Natureza Empreendedora, voltado aos negócios da Grande Reserva Mata Atlântica, promovido pela Fundação Grupo boticário e SEBRAE.
No primeiro semestre de 2022 participamos da segunda etapa do Programa realizando o Curso de Condutres de Turismo de Aventura promovido pela ADETUR Litoral e realizado pelo SENAC, com 240 horas de aulas. Finalizamos nossa participação neste Programa passando pela capacitação para o Sistema de Gestão de Segurança para nossas atividades.
No segundo semestre de 2022 fomos selecionados para participar do Programa de Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade na Mata Atlântica e Cerrado, organizado e realizado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável e Instituto Humanize, com o apoio PNUD.