Essa modalidade de tuirsmo pode ser definido como a atividade que se desenvolve dentro de um padrão turístico, cuja motivação está no interesse ou na necessidade da realização de estudos e pesquisas científicas (BENI 2006), geralmente liderados por especialistas (MOLOKAKIVA e MOLOKA, 2011).
Os alunos que participam de atividades dessa natureza tem um enriquecimento e complementação da sua formação acadêmica, visto que as atividades executadas são multidisciplinares, incentivam o trabalho de pesquisa integrado, apresentam metodologias e tecnologias de outras áreas das ciências naturais, fazem a aproximação do trabalho de campo e permitem que tenha acesso a uma gama de novos conhecimentos, que o ajudarão a compreender melhor como o ser humano afeta a natureza e é afetado por ela.
Para que isso seja possível, o Litoral Nota Cem desenvolveu o Programa de Monioramento Ambiental - Agentes da Conservação (PROMAAC) para atuar em dois ecossistemas alvo: Praia e Costão Rochoso.
As atividades do programa foram desenhadas para atender diversas disciplinas acadêmicas, entre elas Ecologia, Zoologia de Invertebrados e Vertebrados, Educação Ambiental, Geologia, Gestão Ambiental, Biodiversidade, Metodologia de Pesquisa, Legislação Ambiental, Biogeografia, e Manejo e Conservação.
Trazendo seus alunos para uma aula de campo no litoral paranaense, os professores tem um retorno pedagógico importante para suas atividades de ensino, porque podem contextualizar com exemplos paranaenses, aquilo foi foi visto em sala e laboratório.