Essas atividades podem ser definidas como uma prática constituída de viagens realizadas por escolas, percebidas como um instrumento didático com fins de facilitar o processo de ensino-aprendizagem (SOUZA et al, 2011).
O principal objetivo do Turismo Pedagógico é tornar a viagem o elemento motivador para observar de maneira interdisciplinar os diversos conteúdos expostos em sala de aula, e assim contribuir com a formação do pensamento crítico dos alunos (ALEXANDRE et al, 2011).
Ao se levar o aluno para observar locais fora da escola, faz com que a teoria fique mais perto da realidade, quebrando a distância entre conhecimento e vida. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades de pensar, de associar causa e efeito, de tomar decisões, possibilita a vivência do companheirismo, da compreensão e do respeito.
Quando o corpo interage de maneira ativa na exploração de lugares, a mente tem a capacidade de aprender e reter melhor as informações, enquanto que em experiências onde o sujeito é passivo, tendem a ter um impacto de curta duração, atenuando-se com o tempo (VIVEIRO e DINIZ, 2009) ou seja, como já nos ensinava Confúcio “mostre-me e eu me esquecerei; fale-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu entenderei”.
Mobilize sua turma para uma aventura de aprendizagem num dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro e ter uma das melhores aulas de suas vidas.
Sala do Professor
Um espaço para ajudar quem está trazendo a turma.
Sala de Aula
Materiais de apoio aos participantes das atividades.
Aconteceu 2023
Fotos das turmas durante as atividades no litoral.
Roteiros
As atividades acontecem na Baía de Paranaguá.
Atividades
As atividades foram elaboradas como alternativa às visitas tradicionais aos laboratórios de um instituto de pesquisa, onde os alunos eram amontoados em espaços inadequados para receber informação técnica de difícil compreensão para o ouvinte.
Num primeiro momento, os alunos foram levados para conhecer os ecossistemas onde os laboratórios trabalhavam, dando início às atividades de aula-passeio.
A aula-passeio utiliza os elementos do ambiente do litoral paranaense para reconhecer as diversas relações do ser humano com a natureza, de como o homem afeta e é afetado por ela. Para isso, os participantes são colocados em contato direto com vários elementos naturais e culturais da região para a observação e identificação das relações existentes entre eles.
Visita aos Ecossistemas
Observação da Fauna
Visita ao Patrimônio Sociocultural
verified
A longa experiência do Litoral Nota Cem no atendimento de instituições de ensino é garantia de satisfação para todos os envolvidos nas atividades.
account_balance
Escola
Tem a garantia de que a atividade não será um mero passeio, e que o esforço para organizar uma saída de campo com os alunos atingirá os objetivos do PPP da instituição com qualidade e segurança.
emoji_people
Professor
Tem a sua prática educativa diversificada com uma estratégia de ensino que desperta nos seus alunos a vontade de aprender de forma autônoma.
group
Alunos
Sentem-se motivados por estarem em um ambiente diferente da sala de aula, levando-os a participar ativamente na aquisição de novos conhecimentos.